Geral
05h13 01 Dezembro 2020
Atualizada em 01/12/2020 às 05h50

PM alerta sobre "golpe do motoboy" envolvendo cartão bancário

Por Priscila Pedroso - TV KZ
Pixabay
Os criminosos aproveitam para roubar cartão de crédito

A Polícia Militar (PM) divulgou um alerta sobre um golpe que vem sendo muito utilizado pelos criminosos, que aproveitam para roubar cartão bancário das vítimas.  

Conhecido como "golpe do motoboy", os golpistas ligam para as vítimas se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, muitas vezes informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade, e afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. 

Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta o cliente a cortar o cartão ao meio que um motoboy (outro criminoso) irá buscar o cartão na residência do cliente ou em outro local para segurança da operação. 

Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem saques e diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais. 

As instituições bancárias ressaltam que nunca recolhem os cartões, mesmo que inutilizados. Pedir que o cliente digite ou informe senhas também não é uma prática do banco.  

Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém. 

VEJA TAMBÉM